Um voluntário pode ser demitido?

Olá pessoal do bem!

Recebi esta pergunta de uma assinante do blog, e resolvi escrever sobre o tema. Achei interessante!!

Sabemos que o trabalho voluntário não requer remuneração, mas ele requer várias responsabilidades, profissionalismo e interesse por parte daquele que se propôs a realizar a atividade escolhida ou necessitada.

As instituições precisam fazer uma boa gestão para atender e acompanhar estes voluntários.

É recomendado que a instituição/ONG elabore uma regimento interno ou um programa de voluntariado que normalize as ações e a gestão das pessoas voluntárias. Lembrando que a Lei 9.608 autoriza o ressarcimento de despesas feitas pelo voluntário, mas isso deve ser conversado anteriormente, com aprovação prévia, para que não ocorram desencontros ou falta de comunicação.

É extremamente importante a qualidade do serviço voluntário oferecido a uma instituição social, pois isso será muito útil para ela e para os beneficiados.

As organizações carecem muito deste tipo de serviço, e de recursos financeiros, acarretar problemas com gestão de pessoas, “pesará” substancialmente trocar o foco dos seus esforços.

Desta maneira, entendo que a instituição pode assumir o papel institucional de conversar com o voluntário, de forma transparente e amigavelmente, comunicando que o serviço voluntário que está entregando ou desempenhando deixou de alcançar o objetivo e os resultados esperados. Se após conversas sinceras o voluntário continuar atuando da mesma maneira, creio que a instituição deverá agradecer o tempo de dedicação dele e dar oportunidade para novos voluntários, pois a instituição não pode, muita das vezes, assumir tamanha falta de comprometimento.

Por isso é importante deixar bem claro, o serviço a ser realizado, isso pode ser feito assinando o termo de trabalho voluntário junto à instituição, para evitar também vínculo empregatício.

O trabalho voluntário que não é realmente necessário atrapalha o dia-a-dia das instituições que o recebe. Por isso, sejamos voluntários comprometidos a alcançar os resultados esperados, com impactos positivos em todas as áreas.

E você o que acha? Um voluntário pode ser demitido?

Grande abraço

Alessandra Lazarin

www.voluntarioeu.com.br

alessandralazarinramos

Trabalho desde 1995 como voluntária com adolescentes e jovens, ensinando que pelo comportamento e amor ao próximo podemos fazer a diferença que queremos para o nosso mundo!

Que bom contar com sua parceria! Seja bem vindo!

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas