O que o IDH tem a ver com o Voluntariado?

Olá pessoal do bem! Voltei depois de alguns dias ausente. Desculpem-me!  Mas vamos ao que interessa!!

 

Qual a relação do Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios com o voluntariado?

Primeiramente vamos analisar alguns pontos relevantes.

Seguem as informações comunicadas pelo site do PNUD Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento:

Desenvolvimento Humano e IDH

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano

O que é IDH?

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento

Fonte: http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0.html

Outra fonte importante para estudarmos são as informações veiculadas em março/2017 pela Folha Online. O IDH brasileiro parou de avançar e o nosso país manteve a 79ª. posição no ranking, conforme dados da ONU.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1868352-idh-brasileiro-para-de-avancar-e-brasil-mantem-79-posicao-em-ranking.shtml

O IDH mede o desempenho de cada país, cidades e municípios em temas como a desigualdade, educação, saúde, inclusão, empoderamento, entre outros. Com a estagnação do Brasil no ranking da ONU estamos paralisados na geração de boas condições de vida para todos os indivíduos. Neste sentido além do governo, o 2º setor e o 3º setor, têm um papel importante para ser desempenhado, na busca de resultados de impacto.

Quando buscarmos algum projeto para se voluntariar é importante buscarmos instituições que estão preocupadas em gerar resultados, que estão comprometidos com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), deste modo melhorando o IDH do seu município.

Neste site, você terá várias informações dos municípios: http://atlasbrasil.org.br/2013/

Outro ponto são os programas de voluntariado empresarial, eles têm um papel importante na geração de equilíbrio nos municípios onde estão inseridos.  As empresas também são responsáveis pelo desenvolvimento local, onde geram seus impactos.

As empresas assumem a responsabilidade de equilibrar as diferenças do IDH do município onde desenvolvem seus negócios, sempre em parceria com os demais stakeholders, como governo, colaboradores, sociedade civil e outras empresas privadas.

Antes de realizar uma ação voluntária organizada por um programa corporativo, aproximem-se dos Conselhos/Fundos dos municípios, como exemplo o do idoso, das crianças e adolescentes, entre outros, busquem nos Conselhos, quais são as instituições mapeadas das regiões, qual o IDH e quais são as necessidades delas, com o objetivo de não apoiar sempre a mesma, que muitas vezes já tem condições de seguir suas atividades sem o apoio do voluntariado.  Utilizem o voluntariado como forma de trabalho profundo e de mudança. Que seja transformador!

Para este tema posso me prolongar, mas deixarei para uma nova oportunidade.

Espero que tenho gostado do tema abordado.

Desejo a todos uma ótima semana!

Alessandra Lazarin

www.voluntarioeu.com.br

alessandralazarinramos

Trabalho desde 1995 como voluntária com adolescentes e jovens, ensinando que pelo comportamento e amor ao próximo podemos fazer a diferença que queremos para o nosso mundo!

2 comentários em “O que o IDH tem a ver com o Voluntariado?

  • 12/09/2017 em 11:51
    Permalink

    Adorei as informações, ótimo esclarecimento.

    Resposta
    • 22/09/2017 em 00:48
      Permalink

      Obrigada Leila, seus comentários continuam me inspirando a escrever e compartilhar o que aprendemos. E assim vamos crescendo em união! Bjs

      Resposta

Que bom contar com sua parceria! Seja bem vindo!

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas