Conhecer outros países como voluntário, por quê não?

Olá amigos do bem!

Vamos viajar?

Conhecer outros países ou o seu próprio como voluntário deve ser uma atividade muito gratificante, digo isso por escutar as experiências de amigos que já experimentaram e tiveram esta oportunidade.

Ao trabalhar como voluntário, você terá a oportunidade de transformar pequenas necessidades em realidade. Pequenas ações levam a grandes mudanças.

Lembro-me de um amigo dizendo que foi viajar pela primeira vez para Roraima (Brasil) para conhecer uma tribo indígena, e foi como voluntário. Ele foi para criar uma sala de informática na aldeia, já que ele tem a marcenaria como hobbie, foi convidado a fazer os bancos e mesas, mas a experiência dele foi além de deixar um espaço confortável para os índios. Ele conta que foi a melhor experiência que teve nos seus 62 anos de vida, neste contexto vale a pena ressaltar que ele foi servir como voluntário pela primeira vez em sua vida.  O aprendizado, o choque cultural, o respeito mútuo, a simplicidade, a arte manual, o trabalho em equipe, foi o que mais lhe impactou. Aprendeu que viver com pouco é o suficiente, que um ajudando o outro é o que nos completa, que agradecer deveria ser parte do dia a dia de todo ser humano, que a troca de cultura e novas experiência fez com que ele experimentasse o melhor desta vida. Conseguiu enxergar além, quando voltou para São Paulo, e hoje ele abre sua casa para receber pessoas e servir com carinho e atenção. Coisas que foi fomentado na sua primeira ação voluntária fora do seu Estado.

 

Quais são as vantagens de viajar como voluntário e não como um turista?

Primeiramente é ter um foco, e traçar um planejamento, pensando em diversos pontos, levar dinheiro suficiente para se alimentar, onde dormir, e se houver necessidade de comprar remédios ou sanar possíveis necessidades onde será voluntário.

Não adianta você ir para uma região onde tem uma praia maravilhosa, mas ao realizar a ação voluntária você está pensando naquela praia. Sua iniciativa será mediana.

Não é simplesmente o fato de ajudar outras pessoas que faz uma viagem voluntária uma experiência única, mas também as lições de aprendizagem e vida que você só pode obter viajando, compartilhando e se envolvendo nas comunidades que você visita.

Vale incluir no planejamento da sua viagem alguns dias para fazer seu percurso como turista convencional, já que o seu trabalho já foi realizado com louvor.

Quais experiência você poderá trazer ao viajar como voluntário?

Conhecerá a cultura e as tradições do lugar diretamente e dentro de suas comunidades.

Você vai saborear o verdadeiro sabor da cozinha local. Você deve estar aberto a experimentar novos sabores.

Você visitará lugares e atrações conhecidos apenas pelos habitantes locais

Você terá a oportunidade de viver no lar das famílias locais e se envolver no dia a dia.

Conhecerá o dia a dia da comunidade, o artesanato, a culinária, o tratamento, as crenças, etc.

E, acima de tudo, viverá e sentirá a dor deles localmente.

O voluntariado trará um mar de experiências de vida que mudarão a maneira como você se relaciona quando está de volta à sua realidade.

Existem várias agências que organizam este tipo de viagem, mas cuidado, algumas preparam o “terreno”, os “artistas”, os “atores”, os “locais”, a “tristeza”, enfim… fazem um verdadeiro teatro, e ao chegar no lugar, você será mais um ator, neste musical falso da vida.

Então CUIDADO! Procurem agências ou amigos que já passaram por estas experiências. Muitas igrejas ou instituições internacionais sempre realizam viagens missionárias, esta é uma boa oportunidade para aproveitar suas férias e realizar uma viagem voluntária com eles.

Se você deseja mudar a sua vida enquanto ajuda os outros, viajar pelo mundo como voluntário pode ser o início de um novo modo de vida.

Que tal aproveitar e planejar 2018 com este foco?

Bom, fica aqui uma provação para mim e para você!

 

Um abraço amigos,

Alessandra Lazarin

“Quando somos voluntários, nos tornamos mais humanos”

alessandralazarinramos

Trabalho desde 1995 como voluntária com adolescentes e jovens, ensinando que pelo comportamento e amor ao próximo podemos fazer a diferença que queremos para o nosso mundo!

Que bom contar com sua parceria! Seja bem vindo!

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas