Você sabia que sua palavra tem poder?

Olá pessoal do bem? Tudo bom?

Tenho pensado em vários temas para descrever para vocês, e nesta semana comecei a me questionar sobre a eficácia das nossas ações voluntárias quando lidamos diretamente com pessoas. Quando temos a oportunidade de dialogar com elas, será que estamos fazendo alguma diferença na vida destas pessoas?

Me pego pensando que não gostaria somente de sanar a fome, o frio, ou a tristeza de algumas pessoas que converso, dando um abraço quente, roupa ou alimentos, gostaria de deixar algo a mais …. uma semente que gerasse frutos e que causasse um diferencial na vida delas.

Cada palavra proferida gera um resultado palpável, e palavras malditas geram também resultados negativos e palpáveis. Quando nos tornamos empáticos, conseguimos sentir um “pouquinho” a dor ou a felicidade das pessoas.

Fico imaginando uma criança ou jovem que mora numa instituição, sem o amor dos pais ou orientação de familiares, quanto eles sofreram assistindo cenas chocantes, palavras proferidas sobre eles que ficarão marcadas por toda sua vida, revoltas internas, e sem nenhuma esperança. Vivendo todos os dias sem expectativas. Muitos deles foram amaldiçoados como imprestáveis, inúteis e trazem dores profundas.

Diante deste quadro, facilmente encontramos jovens que “acham” que devem seguir os mesmos passos de suas famílias, pois as crenças criadas, levam eles a pensarem, agirem e conquistarem as mesmas coisas que seus pais tiveram. Insucessos e decepções plantados.

Para que essas pessoas se curem e passem a ter uma vida mais equilibrada e feliz, elas só precisam recompor sua autoimagem, ou seja, a crença sobre elas mesmas. Fortalecemos nossas crenças por meio de nossa comunicação.

Cada palavra dita tem um efeito prático e concreto. Temos que ter prudência verbal, pois ela pode ser fatal se ditas de maneira errônea.

Sabemos do poder que nossas palavras possuem, sabemos que elas podem matar e também salvar, então, porque ser distante, morno ou passivo, se podemos construir de imediato novas realidades com nossas palavras? Devemos cria declarações valiosas para criar uma realidade incrível na nossa própria vida e das pessoas que nos cercam ou que se relacionam conosco.

Que tal experimentarmos declarar palavras de entusiasmo na nossa vida ou na vida de alguém? Podemos ajudá-las a criar novas experiências, a conquistar tudo o que são capazes, a conquistar o “impossível” dela, acabar com crenças que não as fazem prosperar.

E em que momento podemos fazer isso? Eu lhe respondo, em todos os momentos. Podemos ensinar a perdoar o que passou, podemos declarar e apresentar palavras de vida, podemos empoderá-los, podemos ensinar a ter foco, ter metas, ainda que mini metas, para que possam comemorar a cada conquista, podemos entregar palavras de ânimo, de entusiasmo, mas tudo isso dentro da realidade de cada um, mas mostrando que sempre existe luz no fim do túnel, quando você realmente quer ver a luz. E passando por tudo isso, também estaremos aprendendo muito e assim, orquestrando a nossa própria vida.

Quando abençoamos vidas, também estamos sendo abençoados! Quando ensinamos, também aprendemos.

A partir da mudança pessoal, sem pedir nada em troca, muito menos cobrando reciprocidade, poderemos contemplar novos relacionamentos e pessoas surgindo, renascendo.

Mudanças pessoais que envolvem hábitos aprendidos desde a infância nem sempre são fáceis de serem realizados de maneira diferente, por isso insista e persista nesses novos hábitos, pois os resultados serão percebidos. E isso é o que poderemos ensinar para o público que temos oportunidade de conversar, como exemplo numa ação voluntária, dentro do nosso ambiente de trabalho, na nossa família, enfim, em qualquer lugar.

Uma palavra de ânimo sempre acalenta o coração e pode fazer uma mudança inacreditável.

Que tal iniciarmos a partir de agora?

Aprendam a ser gratos e mantenham o foco! Podemos nos reprogramar e gerar uma melhor performance. Vamos passar isso pra frente!!

“Nossas crenças sobre nós mesmos influenciam todas as nossas escolhas mais significativas e importantes, direcionando todas nossas decisões e, portanto, determinando a vida que levamos. (Paulo Vieira)

Desejo uma ótima semana!

Um abraço

Alessandra Lazarin

alessandralazarinramos

Trabalho desde 1995 como voluntária com adolescentes e jovens, ensinando que pelo comportamento e amor ao próximo podemos fazer a diferença que queremos para o nosso mundo!

Um comentário em “Você sabia que sua palavra tem poder?

  • 09/04/2018 em 12:00
    Permalink

    Amei o texto. Concordo plenamente. “Cada palavra dita tem um efeito prático e concreto.”, vamos pensar mais no próximo, vamos amá-lo.
    “Quando abençoamos vidas, também estamos sendo abençoados! Quando ensinamos, também aprendemos”. PERFEITO.

    Resposta

Que bom contar com sua parceria! Seja bem vindo!

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas