O que é ser voluntário?

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Voluntário um ser tão especial, que tal falarmos um pouquinho sobre nós?? 🙂

 

O QUE É SER VOLUNTÁRIO?

“O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.” (ONU – Organização das Nações Unidas).

“Voluntariado empresarial, segundo o Instituto Ethos, é o conjunto de ações realizadas por empresas para incentivar e apoiar o envolvimento de seus colaboradores em atividade na comunidade onde estão inseridos. ”

 

Em outras palavras, podemos dizer que voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento de maneira espontânea e não remunerada por causas de interesse social e comunitário.

Todos ganham quando alguém se dispõe a fazer a diferença na vida de outras pessoas. Ganha quem recebe, seja um projeto, uma causa isolada ou uma instituição social, pois tem seus recursos ampliados. Ganha a sociedade, que reconhece no cidadão o seu grande potencial transformador.

O voluntariado é uma atitude consciente, responsável, que exige muito comprometimento e que deve trazer a sensação de realização e alegria. O trabalho voluntário gera transformações em todos os impactados.

Ao analisar essas definições, encontramos quatro elementos:

 

Qualificação: o conceito moderno de voluntariado está muito ligado à execução de um trabalho qualificado, que leva em conta o talento e as habilidade de quem o executa.

Satisfação: é um trabalho exercido com prazer, garra, que fascina e dá um sentimento de plenitude de quem o executa.

Doação: a entrega de horas de sua vida em prol do próximo, da comunidade, é resultado de um amor recíproco, que precisa se materializar por meio da ação.

Realização: é um trabalho que tem um compromisso com o êxito, com o sucesso, que está determinado a cumprir os objetivos propostos.

 

Em resumo, o trabalho voluntário é uma ação de qualidade, feito com prazer em direção a uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas precisa ser eficiente.

É a somatória desses êxitos que fará a diferença em sua comunidade!

Vamos fazer parte disso?

Um abraço pessoal do bem!

Alessandra Lazarin

www.voluntarioeu.com.br

alessandralazarinramos

Trabalho desde 1995 como voluntária com adolescentes e jovens, ensinando que pelo comportamento e amor ao próximo podemos fazer a diferença que queremos para o nosso mundo!

Que bom contar com sua parceria! Seja bem vindo!

%d blogueiros gostam disto:
Pular para a barra de ferramentas